.: Pedra Branca


História E Geografia
Origem de Pedra Branca e sua denominação
No local conhecido por Tabuleiro da Peruca - havia uma pedra que chamava a atenção pela sua tonalidade clara, forma e dimensões peculiares. Na primeira metade do século XIX - vaqueiros e viajantes das redondezas - passaram a tomá-la como ponto de referência para seus encontros previamente combinados, ou não. Estes encontros em época remota, reunindo grupos relativamente pequenos, explicam a origem do nome do município de Pedra Branca.
Na região situada em torno do marco - representado pela pedra alva - foi fundado um povoado que rapidamente evoluiu em termos populacionais a partir da construção da capela de São Sebastião. No dia 20 de outubro de 1854 - como decorrência da Lei de Nº 883 - o povoado que já se mostrava devoto ao mesmo padroeiro do Rio de Janeiro, foi elevado à condição de distrito do município de Mombaça.
No dia 9 de agosto de 1871 a Lei de Nº 1.407, define a criação de novo município com sede no território onde estava situado o povoado de Pedra Branca que a partir daquela data passa a ser qualificado como vila.
Em 1931, entretanto, o Decreto Nº 193, de 20 de maio, declara extinto o município de Pedra Branca que por meio de um segundo decreto passa a figurar como distrito de Senador Pompeu.
A divergência envolvendo o território pedrabranquense é finalmente dirimida no dia 3 de maio de 1935 (por meio do Decreto de Nº 1540) que restaura, em definitivo, a autonomia política-administrativa de Pedra Branca. A emancipação municipal pedrabranquense é celebrada com base em 9 de agosto de 1871. Portanto, Pedra Branca este ano, completará 134 anos de emancipada. A paróquia local, cujo padroeiro é São Sebastião, foi criada no dia 23 de agosto de 1873, sendo nomeado seu primeiro vigário o Padre João do Nascimento e Sá.
Pedra Branca possui uma área territorial de 1.290 KM². Congrega três distritos em seu território: Mineirolândia, Santa Cruz do Banabuiú (Cruzeta) e Tróia. Sua sede está localizada na Serra de Santa Rita, a 500,69 metros de altitude em relação ao nível do mar. Pedra Branca está situada a 261,6 km de Fortaleza.
Sua população é superior a 42 mil habitantes. Os dados do Censo do IBGE de 2000 já indicavam, no início do milênio, um contingente populacional de 40.742 habitantes. Agricultura de subsistência – com ênfase para o plantio das diversas espécies de milho e feijão - e a pecuária, constituem as principais atividades econômicas municipais.
Vias de acesso: CE-060 e BR-226
Região administrativa: 4
Localização: microrregião de senador pompeu
Limites: Ao norte com Boa Viagem e Quixeramobim; ao sul com Mombaça; ao leste com Senador Pompeu; à oeste com Independência e Tauá.
Eleitores: 27.447 (dados do TRE)
Naturalidade: pedrabranquense
Clima: temperatura máxima de 38°c / min. 19°c
Precipitação pluviométrica: 853,4mm
Solo: Extremamente fértil. Tipologia: brunizem avermelhado (77,48%), bruno não-cálcico (22,21%), litólicos (0,01%), prodzólico vermelho-amarelo (0,3%)

3 comentários:

  1. Meu novo contato (88)999509385, também temos conta no Twitter @SUPERMARIOPB e também no facebook, Mario Angelo.

    ResponderExcluir
  2. Em breve estaremos reformulando o novo visual e conteúdo deste Blog.

    ResponderExcluir
  3. Meu novo e-mail para contatos: ANGELOSADEFREITAS@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir